Muitos olham os pneus de seus carros, ou mesmo pneus em lojas e não entendem o que significa aqueles códigos e dizeres na lateral do pneu.
Para isso a ZM Pneus disponibilizou um guia para podermos entender o que quer dizer cada ítem gravado no pneu.
|
Estrutura do pneu
Carcaça: parte resistente do pneu, deve resistir a pressão, peso, choques e suportar o aumento de volume devido a pressão interior. Compõe-se de cordonéis têxteis de rayon ou poliéster.
Liner: o liner retém o ar fazendo às vezes das antigas câmeras de ar.
Talões: formado internamente de arames de aço de grande resistência, tendo por finalidade manter o pneu fixado ao aro da roda;
Parede lateral: são as laterais da carcaça. São revestidos por uma mistura de borracha com alto grau de flexibilidade e alta resistência, protegendo assim a carcaça contra pequenos obstáculos.
Cintas de aço: compreende o feixe de cintas (cintas estabilizadoras) que proporcionam estabilidade direcional para os pneus.
Banda de rodagem: é a parte do pneu que fica em contato direto com o solo. Seus desenhos possuem partes cheias chamadas de biscoitos ou blocos e partes vazias conhecidas como sulcos, e a nervura central que proporciona um contato "circunferêncial" do pneu com o solo, a banda de rodagem deve oferecer aderência, frenagem, tração, estabilidade e segurança ao veículo.
Ombro: É a região de maior apoio do pneu nas curvas e manobras.
Cap Ply (Cinturão têxtil): suportar maiores velocidades, oferecer menor resistência e uniformidade ao produto.
|